Festa de Santo Antônio (Macaé/RJ) 2011

domingo, 24 de julho de 2011

Tipos de dança

Tipos de Dança:
  • Adoração
Essa dança é uma experiência de vida que o dançarino tem com o Pai mediante a um louvor é um momento de intimidade, momento particular que o dançarino tem com o Senhor e mediante essa intimidade ela será um instrumento de Deus para Igreja receber e ser tocado por Deus através desse louvor.
Esse é o momento em que a vida do dançarino está diante do Pai, uma vida de santidade, de envolvimento com a obra, tendo a consciência de ser um servo e não estrela, momento de entrega, choro, humilhação. é uma busca diária de comunhão com Deus, não sendo uma coreografia ou espontâneo mecânico ou travado, ou até mesmo envergonhado, mas um momento de expressar com o seu corpo o quanto Ele é importante na sua vida, que sem Ele você não é nada.
isso, que no livro de João, ele nos fala que o Senhor procura adoradores, se o Pai procura por que não é tão fácil de achar, pois sabendo o quanto o inimigo trabalha na vida de um levita através do sentimento aflorado, ego. Estes foram os mesmos sentimentos que satanás teve queda motivos de orgulhos.
"Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (Jo. 04:24)
"Veio, pois, Jesus seis dias antes da páscoa, a Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe ali uma ceia; Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam a mesa com ele. Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo." (Jô 12:01-03)
O texto acima mostra um momento de adoração, vimos onde a mulher expressou com seu corpo seu amor por Jesus por ter se ajoelhado ungiu os pés com aquilo que ela tinha de mais precioso , uma libra de bálsamo e suas lagrimas e com seus próprios cabelos o secou Seus pés. Ela foi intensa em expressar esse amor, usando a expressão todo sentimento que ela tinha, sem reservas se alguém estava observando enfim ela fez aquilo que Jesus procura pelos verdadeiros adoradores.


  • Espontânea
Dança espontânea é algo que não há uma explicação técnica devido o entendimento dessa dança ser espiritual, como orar em línguas, pois mais sábio e poliglota que uma pessoa seja quando ve uma pessoa orando em línguas não consegue explicar pois é a língua dos anjos, e aquilo que é espiritual só é discernido espiritualmente. Vimos que a dança espontânea são para aqueles que já obtiveram uma constituição espiritual e entendimento do que está fazendo.
A dança espontânea é conduzida a um louvor que conhecendo ou não a letra, o bailarino dança criando os passos naquele, momento onde no mundo é conhecido como uma improvisação, na igreja é um ato que o Senhor conduz o dançarino como um instrumento, sem pensar qual será o próximo passo a se fazer.
Esta dança pode ser manifesta em grupo sendo de duas formas, primeira cada um dança livre ou o ministro da dança estará a frente para conduzir os passos para aquele louvor, tomando cuidado para não quebrar a unção devido ser o ministro apenas que ira conduzir o grupo sem que o grupo saiba qual movimento ira fazer.
O grupo tem que ter uma visibilidade de todos os componentes para conseguir acompanhar os passos se não irá aparecer como errado ou o ministro virando para lateral e a pessoa da lateral perde a visão do movimento e fica olhando para trás para continuar acompanhando ou movimento rápidos e mudando seqüencia a todo o momento isto pode trazer a igreja uma quebra de unção pois todos o verão que o grupo não está na mesma harmonia - Salmo 47:7 Cantar harmoniosamente "Deus é o rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico."
Exemplo: O grupo subiu no altar e o líder começou a puxar a coreografia para os demais dançarem, e de uma forma brusca muda os passos rapidamente e os dançarinos não conseguem acompanhar ou dependendo da posição não consegue ver os passos de braço e perna com nitidez, assim o movimento fica atrapalhado. A igreja ve que o grupo está copiando o ministro, e também percebe querendo ou não uma desorganização.
Mesmo os dançarinos se sentem desconfortáveis, pois estão perdidos e preocupados. Com essa situação os próprios dançarinos perdem a sensibilidade da presença de Deus, e conseqüentemente toda a igreja também.
 

A dança espontânea pode dançar em louvores de jubilo ou de guerra, mesmo sendo músicas agitadas e conseqüentemente passos mais ágeis, temos como principio um ministro para conduzir os demais do grupo e fazer as repetições nos passos para que todos façam e tenham um acompanhamento bem desenvolvido. A dança espontânea com varias maneira de usufruir e conforme a direção o líder conduzirá da melhor maneira.
  • Guerra
Expressando semelhantemente uma batalha espiritual através de nossos gestos representar com os movimentos de guerreiros indo a uma batalha. Para isso, usamos acessórios como bastões, utilizamos movimentos de mãos para combate de punhos fechados, nossa expressão facial fechada com olhar fixo imaginando a batalha que esta sendo travada como estarmos mediante uma guerra, movimentos de soldados, caracterizando essa batalha para que através de nossos gestos o louvor tocado aquilo que esta retido sobre o povo é liberado.
"conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o servíssemos sem temor." (Lc. 01:74)
Vemos a passagem de Êxodo onde Moises através da expressão corporal, de um movimento do braço para cima todo Israel prevalecia contra o inimigo e quando Moises abaixava os braços Israel não prevalecia.



  • Intercessão
A palavra interceder em latim significa “ficar entre” apelar a favor de alguém, e saber que além da igreja receber as bênçãos do Senhor e entender que interceder por alguém também somos recompensados mediante ao Senhor. Vimos na vida de Jó onde ele intercedia e pode receber de Deus o dobro e na palavra quebrar algumas sofismas como, “eu não estou orando nem por mim, vou orar pelos outros!”
"O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía." (Jó 42:10)
Nossa dança vai ter movimentos semelhantes de uma súplica de uma oração: movimentos de contração corporal , gestos com os braços, ajoelhando e cambrés para ligar os movimentos, até o momento que você comece a orar com seus lábios intercedendo.


http://iebcelebrarte.blogspot.com/
  • Júbilo
"Então a virgem se alegrará na dança, como também os mancebos e os velhos juntamente; porque tornarei o seu pranto em gozo, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza." (Jr. 31:13)
"Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos. Então se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor por eles." (Sl. 126:02)
"Eis que Deus não rejeitará ao reto, nem tomará pela mão os malfeitores; ainda de riso te encherá a boca, e os teus lábios de louvor." (Jó 08:20-21)
"Pelo que disse Sara: Deus preparou riso para mim; todo aquele que o ouvir, se rirá comigo." (Gn. 21:6)
"Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo." ( I Co. 06:20)
Vemos na bíblia quantas promessas reservados para nós a respeito de alegria. Jubilar na presença do Senhor com o nosso corpo é uma direção para ministério de dança para com as nossas pré-coreografia, coreografia ou espontânea mostrar com a nossa expressão que temos a alegria da salvação. Esse é o motivo no qual temos tanta alegria em contagiar toda a igreja com esse jubilar do Senhor, através dos nossos gestos e para a igreja sentir participante desse momento não sendo apenas uma apresentação visual.
Vale lembrar que Miriam conseguiu conduzir um povo ao júbilo com jubilar dela, pois com a vitória perante os inimigos ela saiu dançando e com isso todas as mulheres, mesmo não sendo chamadas, o espírito conduziu aquele momento que todas as mulheres foram atrás dela dançando também.
"Então Miria, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças." (Ex. 15:20)
Jubilar com as danças é explorar com a expressão corporal e facial por meios de giros, pulos sendo um foguete sair muitas vezes do altar e correr na igreja de tanta alegria no espírito dançando e vendo a vitória do povo de Deus por Ele ter nos livrados das trevas, amarrações do inferno, nos curou , libertou, pois a benção Dele nos alcançou. Aleluia!
"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo." (Sl 33:03)

http://diariodeumabailarinadedeus.blogspot.com/2010_07_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário